Bem-estar emocional para tempos difíceis

Diante dos desafios enfrentados na atualidade, o impacto na saúde mental tem sido evidente. Diversos problemas laborais tem se intensificado como casos de afastamentos de colaboradores por depressão, ansiedades, altos níveis de estresse no dia a dia, lutos e perdas múltiplas e Burnout.

Portanto, mostra-se necessário o desenvolvimento de um novo olhar para a saude emocional de todos, profissionais, líderes e colaboradores. Segundo a OMS, a cada US$1 investido no cuidado emocional do colaborador gera um retorno de US$4 por meio de melhorias na saúde e na capacidade de trabalho.

Sendo assim, a APICE oferece soluções e estratégias de saúde emocional com excelência e inovação, por meio de:

Ações de Cuidado Emocional nas Organizações

O presente projeto tem como objetivo treinar, difundir e implementar ações de cuidado integral a saúde emocional dos colaboradores e foi elaborado tendo como base nos protocolos internacionais, incluindo as recentes orientações da atuação psicológica no COVID-19 (Zhang et. al., 2020; OMS, 2020). É desenvolvido em duas ETAPAS:

PRIMEIRA ETAPA: Sensibilização e Mapeamento da saúde mental da organização, através de

  • Palestras/lives para sensibilizar para a importância dos cuidados emocionais.
  • Assessment: Aplicação de um questionário, de perguntas simples, para obtermos um panorama mais fidedigno da saúde mental geral dos colaboradores, de participação voluntária e sigilosa.

SEGUNDA ETAPA: implementação das ações de cuidado, tais como:

  • Treinamento para a liderança, com objetivo de desenvolver habilidades para fomentar a saúde emocional em seus times, tornando-se agentes fundamentais para a resiliência em tempos difíceis.
  • Encontros periódicos com a liderança para autocuidado e promoção de resiliência do seu time.
  • Encontros temáticos com colaboradores, com objetivo de psicoeducação e facilitação para desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e promoção da resiliência.
  • Turnos de Plantão Psicológico semanais, para o cuidado aos mais vulneráveis e aos enlutados.

Esse projeto é desenvolvido de acordo com as demandas e enfrentamento da sua organização.

Capacitação e Treinamentos.

Com base nos Primeiros Socorros Psicológicos (Psychological First Aid), visamos oferecer e difundir ações de cuidado emocional a pessoa. Por meio da capacitação dos colaboradores e/ou liderança, objetivamos desenvolver habilidades que potencialize a resiliência e as estratégias de enfrentamento das pessoas, impactando na melhora do clima organizacional, redução do absenteísmo e prevenção de adoecimentos no trabalho.

Os Primeiros Socorros Psicológicos são protocolos de intervenção propostos pelo National Center for PTSD com o objetivo de padronizar e facilitar o cuidado emocional em situações de estresse agudo. São chancelados pela OMS e globalmente reconhecidos.

O presente treinamento é teórico-prático, visando instrumentalizar o profissional a lidar com situações da rotina laboral.

Palestras/Lives

A proposta de palestra/live envolve efetivar, de forma dinâmica e dialógica, a compreensão dos desafios que estão postos na atualidade e rotina de trabalho, bem como desenvolver estratégias de autocuidado e resiliência.

 

Projetos de Cuidado Emocional e Prevenção ao Suicídio.

O presente projeto objetiva treinar e implementar ações por meio da capacitação dos colaboradores em intervenções tecnicamente fundamentadas, que estimulem o cuidado psicológico e a prevenção a crise e ao suicídio.

Os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) são protocolos de intervenção propostos pelo National Center for PTSD com o objetivo de padronizar e facilitar o cuidado psicológico a pessoas em situações de estresse agudo, crises emocionais e comportamento autolesivos. O curso é eminentemente prático, visando instrumentalizar o profissional para melhor lidar com as demandas do ambiente de trabalho.

Cuidado ao Sofrimento do Colaborador

Ajudamos empresas a cuidarem de forma preventiva da saúde mental das pessoas, seja por meio de atendimentos pontuais ou psicoterapia.

Os atendimentos pontuais objetiva oferecer um espaço de acolhimento e cuidado no momento da crise para estabilizar a pessoa e engajá-la em estratégias de enfrentamento. Já a psicoterapia, é um cuidado continuado e necessário para pessoas apresentam sinais de Burnout, quadros ansiosos e depressivos, lutos, etc.

Acompanhamento e cuidado ao Luto

Cuidado emocional aos enlutados, pois compreendemos que as perdas e lutos múltiplos vivenciados na atualidade podem ser fator grave de fragilidade e sofrimento psíquico. Portanto, é necessário o mapeamento e acompanhamento periódico dos colaboradores que perderam pessoas significativas. Eventuais falecimentos de colaboradores, propomos uma ação coletiva com o time, a fim de dar suporte e elaboração da perda.

Tem dúvidas, converse conosco!

Obrigada por nos contactar!

Seus dados e sua mensagem foram recebidos com sucesso, confira o e-mail de confirmação que lhe enviamos, em breve um mebro da nossa equipe lhé retornará com a confirmação da data da sua consulta.

Caso queira um atendimento mais rápido fale conosco através de nossas redes sociais: