Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha atualizado.

5 ações para ajudar alguém em crise emocional

Se você percebeu que alguém próximo pode estar atravessando um momento difícil, de dor emocional ou uma situação de crise suicída, saiba que você pode ajudá-lo:

1. PERGUNTAR: “O que está acontecendo com você?”; “Percebo que você não está bem. Quer conversar”?; podem ser o início de uma abertura para a pessoa falar e pedir ajuda. Em caso de suicídio, seja direto: “Você está pensando em se matar?”. Não é uma pergunta fácil, mas estudos mostram que perguntar a indivíduos em risco se eles são suicidas não aumenta os suicídios ou pensamentos suicidas.

2. MANTER EM SEGURANÇA: Observe se ela pode por em risco a si mesmo ou a outros. Reduzir o acesso de uma pessoa a itens ou locais altamente letais é uma parte importante do cuidado e da prevenção ao suicídio. Embora isso nem sempre seja fácil, perguntar se a pessoa em risco tem um plano e remover ou desativar os meios letais pode fazer a diferença. E lembre-se: não a deixe só.

3. ESCUTAR: Ouça com atenção e perceba o que o indivíduo está pensando e sentindo. Não o julgue ou dê soluções aos problemas. Esteja junto, compartilhando suas dores e oferecendo apoio.

4. CONECTAR: Ajude-o a estabelecer uma conexão com alguém significativo e/ou confiável como um membro da família, amigo, etc. Estudos mostraram que o número de mortes por suicídio diminui quando alguém acompanha a pessoa em risco.

5. ENCAMINHAR: Sugira a pessoa a buscar ajuda sempre. Um especialista, seja profissional de saúde, psiquiatra ou psicólogo. Há ainda o número do CVV [188 para todo o Brasil] e diga que pode ligar quando necessitar.

Assim mudamos o mundo! #assimmudamosomundo #maisempatia #prevencaoaosuicidio #criseemocional

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Mais Sobre Nós

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo!

Veja também:

Obrigada por nos contactar!

Seus dados e sua mensagem foram recebidos com sucesso, confira o e-mail de confirmação que lhe enviamos, em breve um mebro da nossa equipe lhé retornará com a confirmação da data da sua consulta.

Caso queira um atendimento mais rápido fale conosco através de nossas redes sociais: